17 de março: Rádio Águas Claras 37 anos em sintonia com a comunidade

Fundada em 17de março de 1987, a Rádio Águas Claras está completando agora, com orgulho, 37 anos de existência em plena sintonia com o seu público ouvinte; inclusive porque tem conseguido se manter, permanentemente, sintonizada com seu tempo.

Sempre é interessante recordar que sua programação foi planejada e orientada a partir de pesquisa de opinião pública efetuada um mês antes da fundação. A década de 80 eram tempos de transformações – como os de hoje – e o amadorismo devia ser deixado de lado, o achismo precisava ser evitado. Afinal, o que realmente a população esperava de um veículo de comunicação que estivesse disposto a ser a voz da comunidade e das novas aspirações coletivas?

Conforme temos reiteradamente salientado, essa pesquisa dos fundadores que aspiravam implantar um veículo de comunicação comprometido com a realidade desde logo identificou as necessidades do nosso povo e definiu os padrões a serem seguidos pelo novo veículo de comunicação social – algo que até hoje continuamos fazendo. A emissora se constitui, hoje, na voz da comunidade catuipana. Não sem muito esforço e dedicação tornou-se o canal por onde transitam as alegrias, as demandas, as aspirações e até os lamentos de seus ouvintes. Diuturnamente ela consolida o propósito de interagir em prol dos interesses da população sob a retaguarda de seus princípios de isenção, credibilidade, cidadania e ética. Isso tem sido possível por contar com uma equipe de jornalistas, repórteres, apresentadores e assessores de primeira linha e grande empatia com as comunidades da região noroeste do Rio Grande do Sul.

A Águas Claras, nessa trajetória de 37 anos, aprendeu, entre outras práticas, dar aos pequenos ou grandes eventos que interessam a seus ouvintes um sotaque local. Por isso nunca mediu esforços e nem economizou ousadias para colocar um repórter seu onde um ato, um fato, um acontecimento importante atrai atenções generalizadas. Os exemplos dessa mobilidade para ser testemunha ocular da história são incontáveis e sempre do agrado de seus ouvintes. Uma equipe pode ir perto ou longe nessa missão de falar ao vivo. Nessa missão de estar junto ao fato – exigência destes novos tempos – seus repórteres, por exemplo, podem estar ali na sua rua, na Feicat, em um desfile de Natal, Farroupilha ou da Pátria, ou irem as ruas no dia a dia. Podem, também, fazer deslocamentos um pouco mais demorado para dizer tudo o que ocorre na região e no estado.

Assim a Águas Claras chega nesses 37 anos com audiência consolidada em FM, e AM onde labutou por mais de 30 anos, além das demais plataformas, que lhe asseguram recordes de sintonia. Sem dúvida é uma consagração que faz realmente valer o esforço de cada colaborador e no reconhecimento indispensável de anunciantes que não abrem mão dessa mídia volumosa que lhes garante resultado inquestionável em seus negócios.

Outro aspecto de relevo: a visão, os princípios, a postura ética dos fundadores –é seguida à risca por seus sucessores: uma equipe que veste a camisa como profissionais que tem a justa noção da responsabilidade que tem uma emissora que é a porta voz da comunidade. Este momento de jubilo por mais um aniversário é, também, uma oportunidade ótima para agradecer aos nossos anunciantes que apostam o sucesso de seus empreendimentos em nossas ondas e aos nossos ouvintes que hoje, pelo poder da tecnologia, não estão, aos milhares, apenas no Noroeste do Rio Grande do Sul. Eles nos acompanham – para nos encher de orgulho – por todos os recantos do Planeta.

Nos resta, também, reafirmar no transcurso do 37º aniversário da Águas Claras nosso compromisso de continuar nessa trajetória dos pioneiros de servir com denodo a quem nos ouve diuturnamente.

voltar
© Copyright 2019