A 11ª edição do Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste reuniu, nesta quarta-feira (19), aproximadamente 5 mil pessoas em São Luiz Gonzaga. A estimativa de público foi divulgada pela Brigada Militar, responsável pela segurança da mobilização. O número torna este um dos maiores atos públicos já realizados na cidade.
“Foi um sucesso. O público ficou dentro do esperado. De repente, até um pouco acima. É um marco histórico para a nossa região e que consigamos potencializar essas pautas e que possam ser atendidas”, frisou Márcio Langer, coordenador da Regional Sindical Missões II, uma das organizadoras do evento.
O Grito de Alerta reuniu produtores rurais e lideranças de municípios integrantes das regionais sindicais de Ijuí, Santa Rosa, Missões I, Missões II, Três Passos e Médio Alto Uruguai. O evento foi organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Macro Regional Missões Fronteira Noroeste e demais Regionais Sindicais.
As cobranças dos produtores rurais e lideranças políticas e sindicais se concentraram no fundo de catástrofes, Proagro, endividamento agrícola e previdência social rural. O tema da mobilização foi “Superar catástrofes é promover o desenvolvimento da agricultura e pecuária familiar, garantindo soberania e segurança alimentar para o campo e a cidade”.
As principais reivindicações foram:
Fotos: Brigada Militar
voltar