Alunos de escolas públicas de todo o Brasil podem participar da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições foram abertas hoje nosite da competição e devem ser feitas pelas instituições de ensino.
A OBMEP é dividida em duas fases: a primeira será realizada no dia 7 de junho nas próprias escolas e a segunda, em 10 de setembro, em centros de aplicação em todo o país. A lista dos vencedores será divulgada no dia 30 de novembro. A premiação ocorre no Rio de Janeiro.
A primeira fase é composta por 20 questões objetivas para cada um dos três níveis: níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio). Os estudantes com melhor desempenho são selecionados para a segunda etapa, que compreende seis questões dissertativas.
Serão 6,5 mil alunos premiados, nas categorias outo (500 premiados), prata (1,5 mil) e bronze (4,5 mil). Além disso, serão concedidas 46 mil menções honrosas.
Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e recebem uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).
No ano passado a competição teve a participação de 18 milhões de estudantes de 47 mil escolas públicas.
As inscrições das escolas para esta edição vão até o dia 1º de abril.
voltar