Ações da Rede de Proteção

Realizou-se dia 04 de maio de 2018, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, um encontro das Secretarias Municipais da Administração, Educação, Assistência Social e da Saúde com a Pastoral da Criança com o objetivo de firmar parceria entre as Agentes de Saúde e a Pastoral da Criança de Catuípe, no atendimento das crianças da faixa etária de zero à seis anos de idade e suas respectivas famílias.

 

O encontro abordou a rede de proteção às crianças a partir do olhar dos profissionais que atuam no eixo da defesa no Sistema de Garantia de Direitos.

 

Os resultados indicaram que os profissionais que atuam nas diferentes Secretarias Municipais e na Pastoral da Criança tem clareza do trabalho em Rede e de seu funcionamento como estratégia para a superação da fragmentação do trabalho. No entanto, ao mesmo tempo, destacaram a importância do fortalecimento do diálogo e de espaços de aproximação entre os diferentes órgãos que compõem o Sistema, como forma de superar as lacunas existentes. As considerações finais destacam a importância da construção de novos dispositivos de trabalho superando o isolamento que teria marcado as práticas profissionais e a formação dos diferentes núcleos, a fim de promover o atendimento integral preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, nas Políticas Públicas para Primeira Infância e na Pastoral da Criança.

voltar
© Copyright 2019