O município de Ijuí foi sede do bolão nacional e estadual durante o mês de novembro, mais especificamente, a Sociedade União Afucoper. Durante três finais de semana a entidade sediou os principais campeonatos de bolão do país, incluindo dois estaduais e um nacional. O mais recente aconteceu no último final de semana, entre 21 e 23 de novembro, quando sediou o 21º Campeonato Estadual de Bolão Bola 23 – Máster Masculino.Como anfitriã a Sociedade União Afucoperrecebeu ainda, entre os dias 07 e 09, o 8º Campeonato Estadual de Bolão Bola 23 – Máster Feminino e nos dias 13 a 16, o Campeonato Brasileiro de Casais.
A Sociedade União Afucoper não se destacou apenas na organização, promovendo excelentes campeonatos, mas também nos resultados obtidos. No campeonato feminino conquistou a primeira colocação geral, com 1.694 pinos, seguida pelo Clube dos Quinze (1.664) e o Clube Sete de Setembro (1.635), ambos de Lajeado.A campeã individual coletiva foi Ivete Maria Hoffmann (176), bolonista da Afucoper. Na ocasião também aconteceu o 8º Campeonato Estadual de Bolão Máster Feminino Individual, no qual a primeira colocada foi a representante da AfucoperRosali Müller (176).
A Afucopertambém se sagrou campeã do 21º Campeonato Estadual Máster Masculino, com 1.696 pinos, à frente da Sociedade Cultural Recreativa Tiro ao Alvo (1.668), de Nova Petrópolis, e da Sociedade Recreativa Botafogo (1.666), de Bento Gonçalves. A entidade ainda teve o campeão individual coletivo, Gilberto Luiz Bohrer, com 176 pinos. Paralelamente ao campeonato estadual por equipes máster masculino aconteceu o 12º Campeonato Estadual de Bolão Máster Masculino Individual, quando o campeão foi Euclides RossatoChitolina, novamente da Sociedade União Afucoper, com 172 pinos.
No Campeonato Brasileiro de Bolão para Casais- Bola 23, a Sociedade União Afucoper acabou na terceira colocação, com 2.462 pinos, sendo superada pelo Clube 15 de Novembro (2.476), de Campo Bom, e o Clube Recreativo Esportivo São Martinho (2.465), de São Martinho. Mas o destaqueda Afucoperfoi o casal João Fernando Costa e Cláudia Pinno, campeões individuais com 1.421 pinos derrubados.
Para o diretor de bolão da Afucoper, Jonatas Silva, os eventos foram bastante positivos para a sociedade. “De uma forma geral tivemos bons resultados, tanto nos jogos quanto na organização das atividades que tornaram Ijuí referência no bolão nacional durante o mês de novembro”, afirma. Jonatas agradece a todos os envolvidos na organização do evento, especialmente a diretoria da Sociedade União Afucoper, e lembra que a atividade exigiu meses de preparação. Tendo sido campeã dos campeonatos estaduais a Sociedade União Afucoper sediará em 2015 os campeonatos brasileiro máster masculino e feminino e da categoria livre feminino, em data a ser definida pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.
voltar