Por tempo indeterminado, começou nesta terça-feira (06), greve geral em bancos públicos e privados. O movimento envolve 12,5 mil bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana, onde estão 400 agências, e mais 37 municípios do RS nos quais a paralisação foi aprovada.
Por ser nacional a greve ocorre, por decisão de assembleias, em capitais e várias cidades de estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantis.
Apesar da deflagração da greve, em Catuípe as agências do Banrisul e Banco do Brasil seguem com o atendimento normal.
Segundo a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) não houve avanço na proposta. Conforme o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, os bancos oferecem 6.5% de reajuste salarial de 6,5% e abono de R$ 3 mil. A inflação acumulada no período, foi de 9,55%.
Os bancários pedem 14,78% (inflação mais 5 de ganho real) sobre o piso salarial e em todas as verbas, como vale, auxílio, e Participãção nos Lucros e Resultados (PLR).
voltar