Alemanha vence Nigéria e enfrenta Brasil na decisão do futebol

A Alemanha será a adversária do Brasil na decisão do futebol masculino na Olimpíada 2016. Os atuais campeões do mundo venceram a Nigéria por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Itaquerão, e avançaram à final do próximo sábado. Será a chance de um país "unificar" o título da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde 1936 — fato só conquistado duas vezes, por Uruguai e Itália, até hoje.

Assim como para o Brasil, a conquista do ouro olímpico é inédita para a Alemanha como nação unificada. Na época em que o país esteve dividido, entre 1948 e 1990, a Alemanha Oriental foi campeã nos Jogos de Montreal, em 1976, enquanto a Alemanha Ocidental tem dois bronzes (1964 e 1988).

O jogo no Itaquerão começou quente e, logo aos 9min, a Alemanha abriu o placar: o zagueiro Lukas Klostermann aproveitou cruzamento rasteiro na área e venceu o goleiro Emmanuel Daniel, fazendo 1 a 0.

Os nigerianos — campeões em 1996 e prata em 2008 — foram para cima da Alemanha, mas Timo Horn fechou o gol europeu. E, no final do jogo, veio o tiro de misericórdia. Em jogada parecida com a do primeiro gol, Nis Petersen, aos 44min do segundo tempo, concluiu para fazer o segundo.

A final olímpica, no Maracanã, está marcada para as 17h30min de domingo. Mais cedo, às 13h, Honduras x Nigéria decidem o bronze no Mineirão.

voltar
© Copyright 2019