Amuplam decide implementar propostas regionais para redução de custos nas prefeituras

AMUPLAM DECIDE IMPLEMENTAR PROPOSTAS REGIONAIS INTEGRADAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NAS PREFEITURAS.

 

– A Crise que assola os Municípios Brasileiros devido as medidas que vem sendo deliberadamente adotadas pelos governos do Estado e da União pautou a reunião mensal da AMUPLAM realizada nessa quinta feira na cidade de Condor. Prefeitos que integram a região da Associação dos Municípios do Planalto Médio estiveram reunidos e coube aos gestores apresentar um resumo da situação econômico financeira de seus municípios. A partir das colocações, ficou evidenciada a necessidade de realocação de recursos para atender as necessidades prioritárias nas áreas de saúde e educação, bem como manter o andamento de obras ou ações mínimas básicas necessárias que venham de encontro aos anseios da comunidade regional.

– O problema é histórico como já avaliou o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estão achatados; e no que tange aos repasses de ICMS a situação é semelhante sendo diminuto o número de Municípios que recebem os recursos em dia. Na área da saúde, os débitos por parte dos Estados são milionários, e ainda há outra dor de cabeça para os Prefeitos. Os impactos salariais são considerados como a situação mais grave tendo como exemplo o caso do magistério, devido á necessidade de cumprimento da Lei do Piso Nacional.

– Para o Prefeito de Ijuí e Presidente da Amuplam Fioravante Batista Ballin,  “é necessário que os municípios adotem, de forma contundente, medidas regionais integradas que busquem a redução de custos nas prefeituras municipais, bem como de cobrança junto as esferas de governo para que os valores devidos sejam pagos sistematicamente”. A intenção dos gestores municipais é, a partir das medidas,  equilibrar as contas, para fazer frente à crise instalada em nível Estadual e Nacional e que tem repercussão direta nas contas municipais.

– Os Prefeitos da região da Amuplam decidiram ainda apresentar de forma conjunta até o final da próxima semana um “Raio X” da situação econômico financeira de seus municípios. Os dados serão levados ao encontro da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, previsto para ocorrer nos dias 1º e 2 de Julho em Porto Alegre, quando a nova diretoria da FAMURS será empossada. 
 
Att
Antonio Brito
Assessoria de Gabinete
voltar
© Copyright 2019