Amuplam organizará documento propondo melhorias para prefeituras

 

A Associação dos Municípios do Planalto Médio, da mesma forma que a Amuceleiro, também vai integrar o protesto do dia 25 deste mês, visto a difícil situação financeira das administrações municipais. No caso da Amuplam, sediada em Ijuí, a idéia é que pela manhã do dia 25 os 11 prefeitos se reúnam com o secretariado e funcionários, em cada município, para falar da realidade e pedir engajamento dentro das medidas que estão sendo tomadas com vistas à economia de gastos.

 

Já no período na tarde deve acontecer assembléia extraordinária da Amuplam em Ijuí. Mesmo com o movimento do dia 25 de setembro, todas as 32 prefeituras, englobando a Amuplam e Amuceleiro, deverão manter normalmente os serviços de saúde e educação.

 

A Associação dos Municípios do Planalto Médio vai aproveitar a mobilização do próximo dia 25, visto problemas financeiros, para organizar um documento. O presidente da Amuplam e prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, enfatiza que o documento vai ser encaminhado para a Confederação Nacional dos Municípios, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e deputados federais para que seja votado em breve projeto do novo pacto federativo.

 

Com isso, os municípios poderão ter acesso a maior fatia de dinheiro, resultado da arrecadação de impostos que fica com a União. Fioravante Ballin ainda frisou que as prefeituras da Amuplam pedem que os governos não criem projetos ou programas sem garantia de custeio financeiro, pois após as administrações municipais precisam arcar com despesas extras. Além disso, para melhorar as contas das prefeituras, a Amuplam propõe que o governo federal implante projeto para taxação dos lucros de grandes empresas.

  Fonte: Radio Progresso e Amuplam

voltar
© Copyright 2019