Após anúncio de Temer, Estado ainda desconhece detalhes de presídio federal no RS

Após anúncio do presidente Michel Temer sobre a intenção de construir um presídio federal no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Segurança Pública ainda não tem detalhes sobre a execução do projeto. Em evento na manhã desta segunda-feira (9) no Parque Assis Brasil, em Esteio, Temer afirmou que pretende construir 25 presídios no país, sendo um deles no Estado.

Durante visita à Penitenciária de Canoas, na última semana, o secretário de Segurança, Cézar Schirmer, afirmou que aguardava o anúncio oficial da União, mas que já estava consultando algumas cidades, preferencialmente da Região Metropolitana, para receber a estrutura.

A execução é responsabilidade do Ministério da Justiça. O Estado tem apenas que ceder uma área plana de 25 hectare, com fácil acesso a nas proximidades de Aeroporto.

Além do presídio federal, o Ministério da Justiça anunciou, no fim de 2016, a liberação de R$ 44,7 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), dos quais R$ 32 milhões devem ser investidos em duas novas casas prisionais. De acordo com Schirmer, as unidades devem ser construídas em São Leopoldo, onde há uma área disponível, e em Rio Grande, cujo projeto de cadeia pública já está em andamento.

GAÚCHA

voltar
© Copyright 2019