Após chuva, famílias seguem fora de casa em Quaraí e São Borja decreta emergência

A chuva que atingiu o Noroeste e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul ainda causa transtornos a moradores. Quatrocentas pessoas estão fora de casa por causa da cheia do Rio Quaraí, que segue acima do nível normal. Na mesma região, a prefeitura de São Borja decretou situação de emergência.Choveu 252 milímetros de sábado (8) até segunda-feira (10) em São Borja. A água invadiu mais de 400 residências. “A água veio tão de repente que não dava tempo de erguer as coisas. A geladeira molhou, a estante também”, conta o zelador Francisco Garcia. As aulas da rede municipal no interior do município foram ser suspensas. O decreto de situação de emergência foi assinado pelo prefeito Eduardo Bonotto na segunda-feira (10). Ele aguarda homologação por parte do governo do estado. Nesta terça (11), o sol voltou a brilhar e o dia foi de lavar roupa e reparar os danos. Mesmo com o tempo seco, a situação ainda é de alerta. O Rio Uruguai já subiu pelo menos dois metros e o nível segue aumentando, já que toda a água da Região Noroeste acaba na Fronteira.

"Estamos preparados, junto com todas as equipes da prefeitura, para uma retirada de pessoal se assim for necessário", afirma o tenente-coronel Edson de Mello Ribas, coordenador da Defesa Civil de São Borja.

Em Quaraí, na mesma região, o rio de mesmo nome que corta a cidade parou de subir. Mesmo assim, continua mais de 12 metros acima do nível normal. Quatrocentas pessoas estão fora de casa, sendo 13 famílias em abrigos. O município também deve decretar situação de emergência.

Em Santa Rosa, na região Noroeste, uma rede de solidariedade une as pessoas para ajudar mais de 100 famílias atingidas pela chuvarada.

A pensionista Dinorá Schudiken doou colchão e um cobertor. "O que a gente tem sobrando a gente ajuda para quem precisa, né?”, diz. "A gente agradece porque a gente precisa realmente. Não tivemos tempo de tirar nada de dentro de casa”, retribui a dona de casa Terezinha Leite.

voltar
© Copyright 2019