Árbitros da FGF iniciam pré temporada com novidades em treinamentos

 

 

A pré-temporada do apito gaúcho teve início, nessa quarta-feira (21), para 22 árbitros e 32 assistentes. Os treinamentos ocorrem em dois turnos na sede do Sesc Campestre, em Porto Alegre. Pela manhã, são realizadas orientações teóricas na sala de aula. Durante a tarde, a parte prática é feita no campo de futebol. Em 2015, os trabalhos apresentam umainovação. Um projeto desenvolvido pelo ex-assistente Altemir Hausmann e pelo árbitroIgor Balke, denominado Thausball, visa aprimorar a precisão nas marcações dos assistentes. Com a utilização de bonecos, que se movimentam por trilhos, são simuladas jogadas em linha em que os bandeiras precisam verificar se há ou não posição de impedimento.

Bonecos se movimentam sobre trilhos e simulam jogadas. Foto: Diori Vasconcelos

Bonecos se movimentam sobre trilhos e simulam jogadas. Foto: Diori Vasconcelos

Altemir Hausmann defende a ideia de que as partidas de futebol têm sido decididas muito mais por erros em lances de impedimento do que em outras situações, por exemplo, como pênaltis mal marcados. Por isso, o ex-árbitro assitente da Fifa buscou aprofundar os estudos e encontrar formas para que o número de falhas possa ser reduzido.

Pré-temporada arbitragem (10)

Bom posicionamento é fundamental para o acerto. Foto: Diori Vasconcelos

O treinamento é todo filmado para que os bandeiras possam assistir aos lances, verificar os erros e aprimorar o trabalho.

Vídeos são debatidos por instrutores e assistentes. Foto: Diori Vasconcelos

Vídeos são debatidos por instrutores e assistentes. Foto: Diori Vasconcelos

Além dos membros da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Rio Grande do Sul (CEAF/RS), também estiveram presentes instrutores da CBF e a secretária da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), Ana Paula Oliveira. As atividades de preparação serão desenvolvidas até a próxima sexta-feira (23) na sede do Sesc Campestre. Porém, o trabalho só estará completo com a aplicação dos testes físicos na semana que vem.

Fonte:Diori Vasconcelos(Radio Gaucha)

voltar
© Copyright 2019