Argel apresenta novos métodos de trabalho no 1º treino do Inter na Flórida

O primeiro treino do Inter em solo norte-americano mostrou uma nova metodologia de trabalho do técnico Argel. Em atividade realizada na tarde desta segunda (noite no Brasil), no ESPN Wide World of Sports Complex, em Orlando, o treinador orientou exercícios totalmente diferentes dos que eram feitos em 2015.

O treino iniciou às 15h30 (18h30 em Brasília). Primeiro, o grupo foi dividido em três rodas do chamado "rondo", que se tornou uma espécie de assinatura do trabalho de Pep Guardiola no Barcelona. Trata-se, em uma interpretação simples, de uma roda de bobinho que tem o objetivo de simular situações de jogo.

Depois, Argel dividiu o plantel em dois grupos de duas equipes cada. O trabalho tinha limite de dois toques em campo reduzido. Na etapa seguinte, o elenco foi dividido em três times, sendo que um deles funcionava como coringa, jogando sempre a favor do time que tinha a posse da bola. De novo, houve o limite de dois toques e, mais uma vez, o campo era reduzido.

O objetivo deste tipo de atividade, utilizada com frequência na Europa, é trabalhar com a imprevisibilidade das situações de um jogo de futebol, em vez de exercitar os fundamentos de forma isolada. Os treinos em campo menor, com limite de toques, visam a estimular a tomada rápida de decisão e a precisão do passe quando há pouco espaço.

Durante as atividades, Argel pedia a todo momento maior intensidade. Já o auxiliar Odair Hellmann orientava os atletas a terem "amplitude", sempre tendo jogadores abertos nas pontas para receber o passe.

Se o método mudou, o estilo enérgico de dialogar com os jogadores permanece o mesmo. "Sangra!", "Não fica parado", "movimenta", "não tenha pena, o adversário não vai ter pena", foram algumas das frases gritadas por Argel durante os trabalhos.

Com a mesma energia, mas com novos métodos, Argel comanda novamente treinos da equipe colorada nesta terça (12), também no ESPN WWS, desta vez, em dois turnos.

RODRIGO OLIVEIRA ENVIADO ESPECIAL / ORLANDO (EUA)
 
voltar
© Copyright 2019