Atos contra e favor do governo mobilizam 105 mil em Porto Alegre

Foi um domingo de protestos em Porto Alegre, onde milhares de pessoas saíram tanto ao Parque Moinhos de Vento quanto à Redenção para se manifestar contra e a favor do governo federal, respectivamente. Ambos os protestos iniciaram ainda antes dos horários previstos e, por volta das 17h, já se encaminhavam para o final.

A Brigada Militar mobilizou 350 policiais para fazer a segurança dos atos. Apesar dos discursos inflados nas manifestações, não houve maiores registros de violência ou confusões. As movimentações foram acompanhadas por um gabinete de gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP), formado por representantes da própria SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, Susepe, Polícia Federal, PRF, Abin e Exército. Pouco depois das 18h15min, a avenida Goethe permanecia com o trânsito bloqueado para veículos.

Parcão

No Parcão, onde se concentraram os manifestantes contra o governo, os organizadores do ato projetaram em 120 mil o número de participantes. Mesmo previsto para iniciar as 14h, o protesto já tinha grande movimentação antes disso. Ao longo da tarde, com faixas e camisetas, o grupo cobrava a saída da presidente Dilma ao mesmo tempo que elogiava a atuação da Polícia Federal.

No fim do evento, os participantes fizeram uma "oração coletiva", onde reconheceram a culpa de "deixar que a situação chegasse a este ponto". Logo depois, entoaram o hino nacional, pouco antes do fim do protesto. Pelos cálculos da Brigada Militar, 100 mil pessoas estiveram no local – os organizadores haviam projetado 140 mil.

Redenção

Já na Redenção, o ato foi a favor do governo e "contra o golpe". A manifestação começou com um “coxinhaço”, no qual diversas coxas de galinha foram assadas. Representantes de entidades sindicais e políticos do PT, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, além do ministro Miguel Rossetto, foram discursaram.

A organização estimou em 10 mil o número de participantes, a maioria vestida de vermelho. Conforme a Brigada Militar, no entanto, foram cerca de 5 mil.

Interior

Mas não apenas em Porto Alegre houve manifestações. Pelo menos outras dez cidades gaúchas registraram protestos contra o governo federal. A maior delas ocorreu em Novo Hamburgo, onde, segundo a Brigada Militar, 40 mil participaram. Os manifestantes caminharam até a BR 116, chegando a bloquear a rodovia por alguns minutos.

Em Caxias do Sul foram 28 mil pessoas nas ruas contra o governo federal. Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Canela, Vacaria, Cachoeira do Sul, Alegrete e Passo Fundo tiveram pelo menos 100 manifestantes. Em todo o Estado, conforme a Brigada Militar, 207 mil pessoas participaram de manifestações em todo o Estado.

voltar
© Copyright 2019