Bancários fazem assembleias nesta segunda para avaliar encerramento da greve

Os bancários farão assembleias nesta segunda-feira para avaliar a proposta a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A expectativa é que a categoria encerre o movimento, que já dura 20 dias, e retome as atividades já na terça-feira.

Em Porto Alegre, quatro assembleias acontecem a partir das 18h desta segunda. Funcionários do Banrisul e da Caixa Econômica Federal, farão encontros no Clube do Comércio e trabalhadores do Banco do Brasil e dos bancos privados se reúnem na sede do SindBancários, no Centro da Capital. 

Na sexta-feira, a Fenaban quase dobrou a proposta de reajuste salarial dos bancários. Os bancos propuseram 10%. A proposta inicial era de 5,5%. Os bancários pediam reajuste de 16%.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Everton Gimenez, a proposta avançou bastante, principalmente em relação a compensação dos dias de greve. 

"Não é o índice ideal, mas teve avanço. É o fruto da nossa luta, agora temos que levar para análise da categoria, que é quem vai decidir os rumos do movimento", destaca. 

A negociação estabelece que os os funcionários vão ter que compensar 14 dias úteis dias de greve. O pagamento das horas paradas será de até uma hora por dia até o dia 15 de dezembro. Os vales refeição e alimentação, também tiveram que tiveram os índices elevados.

voltar
© Copyright 2019