Banco Central reduz taxa básica de juros da economia para 13% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) foi além da expectativa da maior parte dos analistas de mercado quanto ao ritmo do corte da taxa Selic. O colegiado informou no final da tarde desta quarta-feira (11) a decisão de fazer uma redução de 0,75 ponto percentual no juro básico da economia, que agora cai para 13% ao ano. As informações são de Zero Hora.

As apostas predominantes indicavam que o BC seria mais cauteloso optaria por um corte de 0,50. Após quatro anos, o ciclo de afrouxamento monetário iniciou nas últimas reuniões do ano passado, com duas diminuições de 0,25.

A redução do juro tem o potencial de ajudar a estimular a retomada do consumo e o aumento dos investimentos, duas formas fazer a economia voltar a crescer. Analistas financeiros ouvidos pelo BC para a publicação semanal do boletim Focus indicam que o PIB brasileiro caiu 3,49% ano passado e, em 2017, deve subir 0,5%

O maior espaço para cortar a Selic foi confirmado na manhã desta quarta-feira com a divulgação do IPCA — a inflação oficial do país — de dezembro e o fechamento de 2016. No ano, o índice ficou em 6,29%, abaixo do teto da meta do BC (6,5%) e aquém do esperado pelo mercado. Para 2017, a projeção que aparece no Focus indica 4,81% de alta. Em relação à Selic, a previsão atual é de que feche 2017 em 10,25%.

ZERO HORA

 
voltar
© Copyright 2019