Banco Central volta a aumentar taxa básica de juros
O Banco Central manteve a trajetória de alta nos juros e voltou a subir a taxa Selic nesta quarta-feira (03). A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, intensificar o ajuste dos juros com um aumento de 0,5 ponto percentual, definindo a taxa base em 11,75%.
Em outubro, o BC iniciou a atual política de aumentos, após seis meses de estabilidade na Selic. A partir de dezembro de 2011, a taxa passou a ser reduzida sucessivamente pelo Copom até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor patamar da história. A Selic foi mantida nesse nível até abril do ano passado, quando o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos para conter a inflação.
A taxa Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro da meta estabelecida pela equipe econômica. De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação corresponde a 4,5% (centro da meta), com margem de tolerância de 2 pontos percentuais, podendo variar entre 2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).
Fonte: Correio do Povo
voltar