Banrisul começa a devolver valores descontados de servidores que anteciparam 13º

O Banrisul está devolvendo os valores descontados dos servidores públicos estaduais que anteciparam o 13º salário em 2016. O banco havia descontado o valor mesmo sem o governo do Estado ter pago a gratificação natalina.

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça, de 26 de dezembro passado, obrigava a devolução em até 15 dias. O prazo terminou na última terça-feira (10).

Perguntado se já havia depositado os valores para todos os servidores que tiveram o desconto, o Banrisul, através de nota, se limitou a dizer que "vem cumprindo as decisões judiciais".

De acordo com o assessor jurídico do Cpers, Pedro Magadan, o banco tem enviado correspondências para os servidores que fizeram a antecipação, afirmando que estão pendentes de pagamento. Para o advogado, o banco e o Estado estão querendo tirar vantagem em cima de um fato criado pelo próprio governo.

"O banco quer cobrar juros a mais das pessoas, cujo lucro vai para o próprio Estado, que não pagou o 13º salário. Quem vai pagar juros e não receber é o professor", reclama o advogado.

O governo do Estado anunciou o parcelamento em 12 vezes do 13º salário de 2016.

GAÚCHA

 
voltar
© Copyright 2019