A Brigada Militar de Catuípe conta, desde a tarde desta sexta-feira, com sistema de vídeo-monitoramento na rua em frente ao prédio da instituição. Inicialmente, no início deste ano, graças à aprovação de projeto do executivo, circuito interno de câmeras foi instalado na área externa do prédio da BM e, nesta data, duas câmeras “IP” de alta definição foram acrescentadas ao circuito e já estão operando na Rua Cel Bicaco, bem em frente à sede da BM.
“Sentimos a necessidade de, eventualmente, identificar algum veículo que adentra na cidade pelo acesso principal mesmo quando não estamos em barreira policial, provocamos as instituições bancárias do município e tanto o SICREDI quanto o BANCO DO BRASIL entenderam que os bancos são hoje um dos grandes motivos da vinda de quadrilhas especializadas em crimes contra o patrimônio para o interior, e custearam as despesas. Nosso objetivo principal é fazer com que aquele que adentrar na cidade com o intuito de cometer algum crime, mude de ideia ao perceber que a placa de seu veículo por ter sido observada pela guarnição da BM, tanto quanto colaborar com a polícia judiciária em futuras investigações que requeiram a identificação de veículos e transeuntes”.
A fase inicial, executada há cerca de dois meses, que constou da maior parte dos equipamentos, foi possível graças a projeto do executivo que o legislativo de Catuípe aprovou por unanimidade. O complemento se deu agora com a participação do SICREDI, BANCO DO BRASIL e ERK INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS, com a disposição do empresário Elton Kublick que trabalhou inclusive em horários alternativos considerando nossas atividades administrativas e operacionais, todos muito conscientes de que segurança pública é um dever do estado, mas responsabilidade de todos.
“Catuípe tornou-se um importante corredor entre municípios maiores da região e a Brigada Militar está atenta à movimentação de veículos e pessoas também de outros municípios. Nos resta agora agradecer aos envolvidos, que permitiram a concretização desta nossa ideia que visa o bem comum da comunidade catuipana”.
Ten Heberle
Comandante do Pelotão da BM de Catuípe.