O Grêmio se recuperou da derrota na estreia e goleou a LDU por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Maicon, Bolaños, Henrique Almeida e Everton anotaram os gols gremistas.
Com a vitória, o Grêmio assumiu o segundo lugar no Grupo 6. Com os mesmos três pontos da LDU, o Tricolor leva vantagem no saldo de gols. A chave é liderada pelo Toluca, que empatou com o San Lorenzo em Buenos Aires e foi a quatro. Os argentinos somam apenas um ponto.
Na próxima quarta-feira, às 21h45min, o Grêmio recebe o San Lorenzo, na Arena, em jogo que pode praticamente eliminar o rival da competição. A LDU volta a campo no dia 10 quando recebe o invicto Toluca em Quito.
O jogo
O técnico Roger Machado avisou pouco antes da bola rolar que o Grêmio deveria ter calma, mas sem deixar de procurar o gol desde o primeiro minuto de partida. E foi assim na noite desta quarta-feira. O Tricolor iniciou o jogo em um ritmo alucinante sem dar chances para a LDU, que teve dificuldade para passar do meio-campo nos primeiros minutos do jogo.
Logo com dois minutos de partida, o Grêmio já tinha tido uma sequência de três escanteios. No último, Luan finalizou, mas, pressionado, mandou longe do gol defendido por Domínguez. Não demorou para o Grêmio ter a primeira chance clara. Aos 7, Marcelo Oliveira fez o desarme na pressão, na saída de bola, e tocou para Bolaños. O equatoriano avançou e soltou a bomba para a defesa de Domínguez.
Com tamanha pressão, não demorou para o Grêmio abrir o placar. Aos 11, Maicon tabelou com Wallace Oliveira e apareceu na área. Na primeira, ele finalizou torto, Luan apanhou a bola e devolveu para o capitão gremista que, de esquerda, mandou no ângulo, 1 a 0 Grêmio.
Atrás no placar, a LDU tentou se soltar. Vendo o time equatoriano tentando propor o jogo, o Grêmio recuou para tentar proteger a vantagem e poder ampliar em um contra-ataque. O Tricolor baixou de 53% de posse de bola para 48%, mas não deixou Grohe ser ameaçado. A única finalização do time equatoriano foi aos 28, quando Estupinãn apanhou o rebote do escanteio e mandou por cima.
Aos 36, a estratégia gremista deu resultado. Com a LDU toda avançada, o passe na saída de bola saiu errado e Luan roubou. Rapidamente, o camisa 7 acionou Bolaños, que mostrando tranquilidade e qualidade finalizou na saída de Domínguez: 2 a 0.
O Tricolor poderia ter saído do primeiro tempo já com uma goleada, mas Luis Romero fez a falta em Luan que partia livre em direção ao gol. O zagueiro acabou levando apenas o cartão amarelo. Final de primeiro tempo: Grêmio 2 x 0 LDU.
Os dois times voltaram sem mudanças para a etapa final. E logo no começo, um lance que praticamente definiu a vitória gremista. O árbitro Jesús Valenzuela viu falta de Luis Romero em Bolaños. Como o jogador da LDU já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. O Grêmio tinha 45 minutos pela frente para jogar com um a mais já com a vantagem de 2 a 0.
A vantagem de ter um homem a mais, no entanto, não fez bem para o Grêmio no começo do segundo tempo. Mesmo com 10, a LDU levou perigo em três oportunidades antes dos 15 minutos.
Aos 9, Alemán bateu uma falta que desviu na defesa do Grêmio e por pouco não traiu Grohe, se perdendo pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio curto, o chute em curva tinha endereço quando o goleiro gremista fez a defesa. Logo depois, aos 11, Padilla recebeu passe em profundidade e finalizou à direita do gol
Aos 20 minutos, Roger foi obrigado a mexer no time quando Wallace Oliveira sentiu lesão. Sem um lateral-direito de ofício no banco, o esquerdo Marcelo Hermes entrou na função. Na LDU, o ex-colorado Luis Bolaños foi chamado para o lugar de Quintero. Antes disso, Padilla já havia entrado na vaga de Tenório.
Aos 26, o estreante da noite deixou o gramado. Sob muitos aplausos, Bolaños saiu para a entrada do garoto Everton. O técnico argentino da LDU Claudio Borghi ainda tentou uma última alteração com Puch no lugar de Alemán, mas não foi suficiente para uma reação do time visitante.
O Tricolor teve chance para ampliar aos 31, quando Everton recebeu de Douglas e finalizou para a defesa de Domínguez. O goleiro equatoriano, no entanto, não pode fazer nada aos 37, quando Henrique Almeida, que havia acabado de entrar no lugar de Luan, acertou um belo chute de fora da área: 3 a 0.
O Grêmio ainda teve tempo de coroar a grande atuação com mais um gol. Aos 44, Everton recebeu passe de Douglas e, já dentro da área, teve só o trabalho de bater na saída de Domínguez, 4 a 0, placar final na Arena.
Libertadores 2016 – Grupo 6
Grêmio – 4
Grohe; Wallace Oliveira (Marcelo Hermes), Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas, Bolaños (Everton); Luan (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.
LDU – 0
Domínguez; Quintero (Luis Bolaños), Araujo, Romero e Estupinãn; Benavidez, Hidalgo, Diego Morales e Vega; Alemán (Puch) e Tenório (Padilla). Técnico: Claudio Borghi
Gols: Maicon (11min/1ºT), Bolaños (36min/1ºT), Henrique Almeida (38min/2ºT), Everton (44min/2ºT)
voltar