Brasil perde para o Peru com gol ilegal e está fora da Copa América

O Peru venceu o Brasil, por 1 a 0, na noite deste domingo, em Foxborough, nos Estados Unidos, e terminou como líder do grupo B da Copa América com sete pontos. O gol foi ilegal, já que Ruidíaz empurrou a bola para o fundo das redes com o antebraço direito. Com o resultado, a equipe brasileira terminou com quatro e está desclassificado da competição que completa 100 anos.

 

O Brasil não ficava fora das quartas de final desde a edição de 1987, na Argentina, quando foi desclassificado de um grupo que tinha Chile e Venezuela, e só um passava. O Peru enfrentará a Colômbia, nas quartas de final, na próxima sexta-feira, às 21h, em Nova Jersey.

 

 

Brasil domina, mas para em Gallese

 

O Brasil iniciou a partida com o domínio das ações, maior posse de bola e com presença no campo ofensivo, mas repetia a dificuldade para construir jogadas ofensivas. A primeira boa oportunidade ocorreu aos 11 minutos. Filipe Luís cortou um passe do adversário, avançou pela esquerda de ataque e arriscou de fora da área, mas a bola foi no canto direito de Gallese, que saltou para fazer a defesa e empurrar pela linha de fundo.

 

O goleiro peruano voltou a evitar um gol aos 26 minutos. Elias tentou duas veze e na segunda conseguiu passar para Gabriel Barbosa na marca do pênalti. O atacante dominou, girou, marcado de perto, e bateu no cantinho direito de Gallese. O arqueiro se jogou e empurrou com a ponta dos dedos pela linha de fundo. Nove minutos depois, Filipe Luís fez cruzamento rasteiro da esquerda e, de primeira, Willian chutou próximo ao travessão de Gallese.

 

Depois de muita reclamação contra a arbitragem, o primeiro tempo terminou com mais uma chance de Gabriel Barbosa. Aos 40 minutos, o atacante recebeu passe de Renato Augusto próximo a linha da grande área e bateu forte. Mais uma vez, Gallese fez excelente defesa espalmando pela linha de fundo. Aos 43, Flores entrou na área e foi calçado por Renato Augusto, mas o árbitro Andrés Cunha mandou seguir.

 

A primeira etapa terminou com 65% de posse de bola para o Brasil contra 35% do adversário e com cinco finalizações, três na meta e duas para fora. Já o Peru não chutou nenhuma, segundo dados da Conmebol.

 

Gol de mão e pouco futebol

 

No retorno para o segundo tempo, logo a oito minutos, Cueva cobrou falta da direita de ataque, próxima a linha da grande área, e obrigou Alisson a espalmar para fora da área. Com uma marcação mais forte e mais ofensiva, o Peru passou a complicar a armação de jogadas do Brasil, que se limitava a chutar de fora da área, e a levar maior perigo a meta de Alisson.

 

Aos 24, Renato Augusto passou para Philippe Coutinho na esquerda. O jogador do Liverpool dominou, passou a bola para a perna direita e bateu rasteiro, mas no meio do gol. Dois minutos depois, Dunga retirou Gabriel e colocou Hulk.

 

Peru abriu o placar aos 29. Polo foi à linha de fundo pela direita e cruzou para o interior da pequena área. Ruidíaz, com o antebraço direito, empurrou a bola para o fundo das redes. Após quatro minutos de discussão entre os árbitros, o uruguaio Andrés Cunha confirmou o tento.

 

Após o gol, o Brasil partiu para cima, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo peruano. Aos 47, Elias perdeu a melhor chance do segundo tempo. Após cruzamento da direita de ataque, o jogador chegou a tocar na bola, mas ela subiu e foi parar nas mãos de Gallese.

 

Copa América – 3ª rodada

 

Brasil 0

Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Elias, Renato Augusto, Lucas Lima, Philippe Coutinho, Willian; Gabriel Barbosa (Hulk).

Técnico: Dunga.

 

Peru 1

Gallese; Corzo, Ramos, Rodríguez e Trauco; Balbin (Yotún), Vílchez, Polo, Flores (Ruidíaz) e Cueva (Tapia); Guerrero.

Técnico: Ricardo Gareca.

 

Gols: Ruidíaz (29min/2ºT)

Cartão amarelo: Lucas Lima (B)

 

Local: Gillette Stadium, Foxborough (EUA)

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

Auxiliares: Nicolás Tarán (URU) e Richard Trinidad (URU)

voltar
© Copyright 2019