Brasil vence a Argentina e avança à semifinal do vôlei masculino

Foi com uma certa dose de drama, mas o Brasil venceu bem e se classificou para a semifinal do vôlei masculino. A seleção brasileira passou pela Argentina na noite desta quarta-feira por 3 sets a 1 (25/22, 17/25, 25/19 e 25/23) e enfrentará a Rússia na sextapor uma vaga na decisão. As duas equipes fizeram a final em Londres-2012 — com vitória dos russos.

Historicamente, o Brasil tinha 91 vitórias nos 103 confrontos com a Argentina no vôlei masculino. Em Olimpíadas, porém, os hermanos se superam: três destas 12 derrotas para eles vieram em confrontos olímpicos — metade dos seis encontros na história. A exemplo desta estatística, o jogo não foi nada fácil. O Brasil começou atrás do placar, mas equilibrou as ações ao longo do primeiro set e conseguiu fechar em 25/22. Foi uma vitória importantíssima, tendo em vista tudo que vinha pela frente.

Na segunda parcial, a Argentina foi superior desde o começo. O Brasil errou muito, principalmente nos saques. Em diversos pontos, Bernardinho lançava mão da inversão 5-1, para fortalecer o bloqueio, mas a seleção errava o saque, frustrando a ideia.

Depois da noite trágica na véspera, com a derrota da seleção feminina, o empate dos argentinos elevou a tensão no Maracanãzinho. Seria o prenúncio de outra eliminação precoce? Mas a postura do time brasileiro foi totalmente diferente no terceiro set. Já saiu abrindo 4/0, e conseguiu manter a vantagem durante toda a parcial: 25/19. O quarto set foi muito equilibrado, disputado ponto a ponto. Liderado por bons ataques de Wallace, o Brasil conseguiu a vantagem mínima para fechar o jogo — e respirar aliviado.

voltar
© Copyright 2019