Caminhão atinge multidão e causa mortes em Nice, no sul da França

Um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao Dia da Bastilha, nesta quinta-feira (14), em Nice, na França. Algumas agências de notícias contabilizam 84 mortos e 68 feridos, 18 deles em estado grave.

O motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia. Segundo fontes oficiais ouvidas por agências locais, a ação foi para evitar mais mortes.

Pelo Twitter, o prefeito de Nice, Christian Estrosi, pediu que as pessoas não saiam de casa. “O motorista de um caminhão parece ter causado dezenas de mortes”, escreveu. Já o fiscal antiterrorista do país, François Mollins, disse que “tudo indica” que se trata de um atentado.

Ao saber do atropelamento, o presidente da França, François Hollande, que estava em Avignon, no sul do país, deixou a cidade e convocou uma reunião de emergência com seu gabinete, na sede do Ministério do Interior, em Paris.

O atropelamento aconteceu na avenida beira-mar Promenade des Anglais, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O feriado de 14 de julho é o mais importante da França, relembrando um dos principais acontecimentos da Revolução Francesa.

Este é o segundo atentado em número de vítimas nos últimos anos na Europa, superado apenas pelos ataques simultâneos em Paris, em novembro de 2015, que deixaram 130 mortos. O ataque ao aeroporto de Bruxelas, em março, teve 35 vítimas fatais.

voltar
© Copyright 2019