A vacina contra gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), sendo esse o grupo prioritário. A medida reforça a estratégia de imunização e se soma a outras mudanças para 2025, como a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.
A partir deste ano, a vacinação contra influenza estará disponível em todas as salas de vacina a partir de 7 de abril, e será realizada ao longo do ano, e não apenas em campanhas sazonais.
Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo trabalhadores da saúde, puérperas, professores, forças de segurança, forças armadas, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, caminhoneiro, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores dos correios (incluído este ano), funcionários do sistema de privação de liberdade dentre outros.
Assim, a Secretaria de Saúde destaca que todos os grupos podem ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (7). A meta para a campanha em 2025 é de vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Além disso, neste ano passa a vigorar o programa “Qualifica Vigilância RS”, o qual destinará recursos aos municípios que alcançarem os indicadores estabelecidos de cobertura vacinal.
voltar