A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20) no país. De acordo com o Ministério da Saúde, 78,2% do público-alvo foi imunizado em todo o Brasil, o que corresponde a 40 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 80% das 49,8 milhões de pessoas que compõem os grupos de risco.
O Ministério da Saúde destaca que embora a campanha esteja prevista para encerrar nesta sexta-feira, os estados que ainda não atingiram as metas ou que ainda possuem doses disponíveis terão autonomia para seguir com a vacinação. O governo federal distribuiu 54 milhões de doses. Portanto, há uma reserva técnica.
Até esta quinta-feira (19), nove estados já haviam alcançado a cobertura vacinal a 80% do público-alvo: Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Amapá, Santa Catarina, Rondônia, Paraná e Goiás.
O Rio Grande do Sul atingiu a meta de imunização dois dias antes do fim da campanha. No entanto, a meta foi alcançada quando se considera a média de pessoas atingidas pela mobilização, já que em alguns grupos de risco, nem toda a população foi vacinada.
Mortes por gripe
O Brasil registrou 470 mortes por gripe A até o dia 9 de maio de 2016. Durante todo o ano passado, foram 36 vítimas da doença.
Neste ano, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no país.
voltar