Na manhã de quarta-feira (26), estiveram reunidos na Secretaria de Saúde de Catuípe, a Equipe de Saúde do município que integra a REDE BEM CUIDAR, juntamente com a especialista em saúde Rozeli Rita Rodrigues responsável pela Coordenação da Atenção Básica e Ender Rolin responsável pela Política da Pessoa Idosa da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, juntamente com os enfermeiros coordenadores das equipes de Estratégia de Saúde da Família e a gestão de saúde, para juntos discutir o andamento das Ações da Rede Bem Cuidar em Catuípe e falar sobre as Equidades em Saúde.
A equipe de saúde da Unidade Básica Neves, é a responsável pelo desenvolvimento do Programa Estadual da Rede Bem Cuidar. Fazem parte da equipe além dos profissionais desta Unidade, uma fisioterapeuta, uma nutricionista, uma psicóloga e uma Gestora da Rede. A proposta da Rede é trabalhar em ciclos, sendo que atualmente estamos no Terceiro Ciclo de trabalho, onde é preconizado o serviço de atendimento a pessoa idosa (de 60 anos ou mais), sendo que o objetivo é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção primária a saúde oferecida à população.
Sabemos que a população idosa vem crescendo mundialmente, e em nosso território não é diferente. De 2526 pessoas cadastradas para atendimento na Unidade Neves, 545 são idosos. Por isso, a equipe desenvolve um conjunto de ações de qualificação do processo de trabalho e de assistência a fim de ofertar uma melhor qualidade do serviço para a população, oferecendo um envelhecimento saudável, através de ações de prevenção, orientação e uma linha de cuidado de acordo com o perfil do envelhecimento.
Na oportunidade, também foram explanadas as políticas de Equidades em Saúde, de acordo com os princípios do SUS, e a realidade do município de Catuípe. A Coordenadoria de Saúde explanou sobre o atendimento das redes de atenção à saúde diante da diversidade de povos do Rio Grande do Sul, com ênfase as populações negras, quilombolas e indígenas, esclarecendo os fluxos de cuidado de cada um, o que as equipes e a gestão em saúde considera muito importante para o planejamento das ações em saúde e o planejamento local.
(Ascom PM Catuípe – Colaboração Sec. de Saúde)
voltar