A morte de uma mulher de 74 anos, ocorrida em São Borja, na Fronteira Oeste, elevou para 28 o número de óbitos por Gripe A no Rio Grande do Sul em 2016. O caso foi confirmado em um exame realizado pelo Laboratório Central do Estado e divulgado pela prefeitura do município nesta quinta-feira (5).
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, a vítima possuía histórico de complicações cardíacas e não havia se vacinado contra a gripe neste ano e em 2015. A mulher apresentou os sintomas da doença e começou a tomar o medicamento Tamiflu após ser internada no dia 26 de abril. No entanto, ela acabou falecendo no dia seguinte.
Esta é a primeira morte por Gripe A registrada em São Borja. Em todo o Rio Grande do Sul, já são 28 óbitos pela doença. Os últimos casos foram registrados em Santa Maria e Gramado.
Nesta sexta (6), a Secretaria Estadual de Saúde irá divulgar um novo boletim com os dados atualizados sobre a gripe e atualizar o andamento da campanha de vacinação, já que a maioria dos municípios gaúchos está registrando falta de doses para a imunização dos que pertencem ao grupo de risco.
voltar