Catuipana é Bombeira Voluntária em Santa Catarina
Franciele Pauletto (42 anos)
Filha de Dilgai Fatima Coradini e Marcirio Pauletto
Catuipana, atualmente residente na Cidade de Brusque Santa Catarina
No começo, minha procura para fazer parte dos bombeiros era apenas para conhecimento, pois sou técnica de segurança do trabalho e não tinha muita experiência em primeiros socorros e combate a incêndio.
Já no início, quando estava no curso preparatório, me apaixonei pelo trabalho e nunca mais parei. Após conclusão e estágio comecei a atuar como Bombeira Voluntária na Cidade de Ilhota/SC, onde atuei por 3 anos. Em 2016 comecei a formação no Bombeiro Comunitário (CBMSC – Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina), na cidade onde resido e atuo até hoje.
A experiência na atuação como bombeiro comunitário é extremante enriquecedora e durante os atendimentos aprendemos a trabalhar em equipe. Já no atendimento na rua é muito diferente, lidamos com a vítima, com a população, com a situação de risco da cena. Tem que ter muito preparo emocional e técnico, já que é essencial que o atendimento seja rápido, eficaz, e resolutivo para que a evolução do quadro da vítima seja satisfatória para o máximo possível a morte e o aparecimento de sequelas, as quais são ligadas diretamente com a diminuição da qualidade de vida do indivíduo.
Fico muito feliz em saber que Catuípe está dando esse importante passo, estimulando a cidadania e o envolvimento comunitário.
Ser BC me possibilita múltiplas experiências, as quais contribuem para o meu crescimento pessoal e profissional. E incentivo homens e mulheres da cidade e região a participarem desse grande aprendizado.
voltar