Após uma semana em que fortes chuvas castigaram o Noroeste e parte do Sul do Rio Grande do Sul, a segunda-feira (5) seguinte deve ter sol em todo o estado. Ao longo da semana, no entanto, o mau tempo deve atingir todas as regiões.
Na segunda-feira, uma massa de ar seco paira sobre o estado, o que deixa o céu com poucas nuvens e a sensação de calor. A temperatura deve chegar a 36°C no Noroeste do estado. Na Serra, o dia começa com 19°C, e chega a 30°C à tarde. Na Região da Campanha, as temperaturas ficam entre 17°C e 32°C.
Já na terça-feira (6), uma frente fria e um sistema de baixa pressão provocam o aparecimento de nuvens carregadas. Na Fronteira Oeste, pode chover a qualquer hora do dia. Já nas outras regiões, o mau tempo deve aparecer entre a tarde e a noite, após um dia ensolarado. O tempo deve seguir instável entre quarta-feira (7) e quinta-feira (8).
Transtornos no Ano Novo
No primeiro dia do ano, a chuva forte causou estragos em alguns municípios do Rio Grande do Sul. Em Rio Grande, na Região Sul, várias ruas ficaram alagadas. A estimativa é de que tenha chovido 65 milímetros entre as 14h30 e 17 horas da quinta- feira (1º), o equivalente a mais de 70% da média para todo o mês de janeiro.
Já em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, o temporal começou por volta das 19h30 de quinta feira (1º) e, apesar de durar poucos minutos, foi suficiente para derrubar árvores e destelhar casas. Com o vendaval, postes caíram e a maioria da cidade ficou sem luz. Na escuridão, os moradores tiveram que contar com lanternas e vizinhos trabalharam em mutirão para cobrir as casas e evitar mais prejuízos com a chuva.
voltar