Catuipe inicia campanha de vacinação contra a Pólio e Multivacinação de crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe iniciou nesta segunda-feira, dia 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, e a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As campanhas vão até o dia 09 de setembro e as aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Sala de Vacinas da UBS Central. É importante que a carteirinha de vacinação seja apresentada para que possa ser feita a conferência do esquema vacinal.
O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. A ação também busca oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo, elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.
Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são todas as crianças de 1 a 4 anos de idade, mesmo aquelas que já estiverem com o cartão de vacinação em dia. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% das crianças nesta faixa etária.
Já para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Serão oferecidas 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.
As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep
, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela e Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).
Fazem parte ainda a Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Dúvidas e informações podem ser sanadas através do número 3336-0046.
voltar