Catuípe investe em ações contra o mosquito Aedes aegypti através de inúmeras ações

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Catuípe estão ocorrendo em todo município. Entre elas, a criação doComitê Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, no final de dezembro de 2015, através do qual estão sendo realizadas reuniões periódicas, visando definir e implementar as estratégias do município para combater o mosquito.

A iniciativa da Administração Municipal, por meio deste Comitê, tem por objetivo a prevenção, análise das áreas de risco e monitoramento integrado, com a participação de profissionais da área da saúde, vigilância epidemiológica e Administração Municipal (secretarias de Obras, Educação e CRAS). Além de treinamento de profissionais, busca de parcerias com entidades da sociedade civil, recolhimento de pneus em pontos estratégicos da cidade, distribuição de sementes de Crotolária (planta que auxilia no combate ao mosquito), e demais atividades com a colaboração da comunidade.

Em janeiro deste ano, integrando estas ações, foi realizado um Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, com visitação e inspeção de 100% dos domicílios urbanos, além de orientações, eliminação de focos e campanha de conscientização.

Segundo a secretaria de Saúde, Catuípe foi o primeiro município da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde a concluir  o mutirão que contou com a participação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (médicos, dentistas, enfermeiros e agentes de saúde). O mutirão ocorreu entre os dias 29 e 30 de dezembro (ESF  4 – área central da cidade), e nos dias 12 e 13 de Janeiro (ESF 2 – bairros Neves e Santa Fé).

Os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito reúnem ainda campanhas de alerta e repasse de informações nos meios de comunicação, recolhimento de lixo passível ao acúmulo de água e participação do Executivo em reuniões regionais sobre estratégias de combate e enfrentamento ao Aedes aegypti.

Todos estão engajados, atuando de forma efetiva para erradicar os possíveis focos. “Esse é um trabalho de todos, por isso precisamos nos unir e ganhar essa luta contra o mosquito” destacou a prefeita Ivete Maria Kessler Burmann. “Com estas ações e a participação da comunidade, tivemos a diminuição do LIRAa (Índice de Infestação) no município, que em novembro de 2015 era de 4,7 (risco alto); e agora é de 3,9 (risco médio), sendo que a maioria das demais cidades teve sua nota elevada, alguns acima de 10,0”, salientou Ivete.

A prefeita disse ainda que somente com a participação efetiva de toda a comunidade será possível vencer esta guerra. “Catuípe, assim como todo o Estado e País está na luta contra o Aedes e não vamos poupar esforços para combatê-lo”, disse. “Por isso, precisamos contar com a contribuição de todos, pois juntos somos mais fortes”, concluiu.

Também durante as festividades do Carnaval, a colaboração de todos é muito importante. Para facilitar o descarte e o recolhimento de lixo, a Prefeitura distribuiu contêineres em pontos estratégicos da cidade. No entanto, está sendo solicitado que o lixo seja colocado primeiramente em sacos plásticos para depois ser descartado nos contêineres, evitando assim a possibilidade de acúmulo de água e a proliferação de larvas do mosquito.

Já, no dia 13 de fevereiro, sábado, acontecerá em todo o País o Dia “D” de Combate ao Aedes. Em Catuípe, a Administração Municipal, está preparando uma série de atividades para integrar esta campanha, as quais serão divulgadas na próxima semana. Desde já, a comunidade está convidada a integrar-se nesta luta! Lembre-se: O perigo aumentou. Sua responsabilidade também!

voltar
© Copyright 2019