A massa de ar muito seco, que nesta segunda-feira derrubou a umidade relativa do ar a apenas 10% no Noroeste do Estado, mantém-se sobre o Rio Grande do Sul nesta terça. Desta forma, será mais um dia de tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro. O amanhecer, porém, deve ter nevoeiro localizado em alguns pontos, inclusive na área de Catuípe.
O começo da manhã é menos frio que nos últimos dias, apesar da temperatura ainda baixa na Serra e Aparados. Já a tarde terá calor. O sol aparece com nuvens, mas pode ocorrer chuva isolada de verão da tarde para a noite.
As mínimas rondam os 7°C em São José dos Ausentes e os 8°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar a 35°C em Santa Rosa. Em Catuípe, os termômetros variam entre 15°C e 33°C.
Esta será a sexta semana consecutiva em que o Pacífico Central Equatorial apresenta anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) igual ou superior a +0,5ºC, ou seja em patamar de El Niño. Para que se caracterize um episódio de El Niño, as anomalias devem seguir em +0,5ºC ou mais por várias semanas seguidas até atingir, ao menos, três meses, logo a condição oficialmente ainda é de neutralidade (ausência dos fenômenos La Niña e El Niño).
A persistência agora do Pacífico Equatorial quente já por um mês e meio e ainda a tendência de manutenção do quadro sugerem a possibilidade de que nas próximas semanas possa ser oficializado um episódio de El Niño. O boletim do NOAA, o órgão de previsão climática do governo dos Estados Unidos, indicou uma probabilidade perto de 60% de que o verão se dê com a presença do El Niño. O fenômeno, em regra, traz mais chuva para o Rio Grande do Sul, mas não é garantia por si só de verão chuvoso. O verão de 2005 ocorreu com El Niño e teve estiagem forte.