Catuípe terá predomínio de sol nesta sexta-feira
Uma massa de ar seco propicia tempo mais aberto em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Ao amanhecer, a temperatura fica ligeiramente mais baixa com previsão de aquecimento rápido à tarde. A umidade do ar será reduzida em trechos das Metades Sul e Oeste oscilando ao redor de 30%.
O vento predomina de fraco a moderado, do quadrante Leste, deixando a sensação térmica agradável. A radiação ultravioleta irá atingir valores muito altos em grande parte das regiões, contudo. O fim de semana será de sol e intenso calor em todo o Rio Grande do Sul.
As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 29°C.
A radiação ultravioleta exige atenção a partir desta época do ano. É importante entender que o espectro eletromagnético é divido em três faixas: a UV-A que causa pigmentação na camada mais superficial da pele e envelhecimento precoce; já a UV-B com menor comprimento de onda que a “A” e maior quantidade de energia, causa pigmentação profunda, envelhecimento precoce e até câncer de pele. A radiação UV-C tem potencial mais nocivo à pele, contudo, não chega à superfície porque é filtrada pela camada de ozônio.
No Rio Grande do Sul, os índices atingem valores mais elevados e até extremos entre os meses de primavera e verão, período em que os cuidados devem ser maiores. As precauções incluem: exposição gradual e em curtos períodos para quem busca bronzeamento; proteção da pele da exposição direta usando roupas e se abrigando em locais à sombra; uso de loções que contenham substâncias que bloqueiam a passagem de radiação UV. Sem esquecer que os lábios e os olhos também são sensíveis aos efeitos dessa radiação.
Fonte – Correio do Povo
voltar