A Ceriluz conquistou a segunda colocação entre as melhores cooperativas do Brasil, na sua categoria, ou seja, Permissionárias de Serviço Público que atendem mais de 10 mil unidades consumidoras, e também no ranking geral, que envolve todas as permissionárias do Brasil.
O resultado foi divulgado na última quarta-feira, dia 19 de novembro, no auditório da ANEEL, em Brasília, quando foi apresentado o Prêmio IASC – Índice ANNEL de Satisfação do Consumidor 2014. A Cooperativa esteve representada pelo seu presidente Iloir de Pauli. Foi o primeiro ano que as permissionárias de energia elétrica participaram do prêmio IASC quando 38 cooperativas foram avaliadas. Além das permissionárias a agência também classificou as melhores concessionárias do país entre um total de 63 participantes, avaliando assim 101 distribuidoras de todo o País.
A Ceriluz ficou em segundo lugar na classificação nacional entre as permissionárias com uma média de aprovação de 90,81%. A sua frente ficou apenas a Cermissões, de Caibaté, com uma média de 91,27% de aprovação. As duas foram as únicas distribuidoras do país a ultrapassar o índice de 90% de aprovação. O índice geral das cooperativas que tem mais 10 mil unidades consumidoras foi de 82% enquanto que a média de todas as permissionárias (38) foi de 77,03%. O resultado das cooperativas também superou o das concessionárias brasileiras, cuja melhor avaliação foi de 84,74%.
A pesquisa foi realizada entre consumidores do município de Ijuí de 9 de julho a 22 de setembro e avaliou a qualidade percebida pelos consumidores, sua satisfação, a confiança na prestação dos serviços, a fidelidade dos consumidores e o valor das tarifas aplicadas. Para o presidente Iloir de Pauli, mesmo não ficando em primeiro lugar, esse é um resultado expressivo para a Ceriluz.
“Somos a segunda melhor cooperativa do Brasil, ficando atrás da primeira colocada por menos de meio ponto percentual. Com uma média superior a 90% de aprovação a própria ANEEL, que é quem regula todo o setor elétrico, está dizendo em seu relatório que o nosso trabalho é excelente, superando inclusive a aprovação de distribuidoras de países de primeiro mundo”, afirma Iloir. Ele refere-se aos resultados obtidos em pesquisas internacionais de mesmo teor.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a avaliação média das permissionárias é de 76%, enquanto que na Inglaterra é de 68%. No total a Aneel aplicou 25.186 entrevistas em 57 municípios atendidos pelas distribuidoras brasileiras, sendo 20.230 entre os consumidores das concessionárias e 4.956 entre os associados das permissionárias, com o número de questionários dividido de acordo com o percentual de consumidores de energia.