* Com informações da Agência Brasil
Chega a 32 o número de municípios com decretos de Situação de Emergência emitidos no Rio Grande do Sul, em decorrência das chuvas de dezembro. Só Liberato Salzano teve, até agora, o pedido homologado pela Defesa Civil estadual. O número de famílias atingidas cai, mas de forma ainda lenta, conforme diminuem os níveis dos rios. Quase 1,4 mil seguem fora de casa, para um total de 2,8 mil atingidas, em 43 cidades.
Os prefeitos das cidades atingidas pelas cheias, no Rio Grande do Sul, vão se encontrar com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na próxima quarta-feira, em Uruguaiana (RS). As chuvas começaram na segunda quinzena de dezembro e atingiram, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/RS), 43 municípios e 2.841 famílias.
Os municípios serão orientados sobre os procedimentos necessários para obter apoio do governo federal, incluindo a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o acesso aos recursos federais e o remanejamento de famílias para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A assessoria do ministério informou que será discutida a limpeza dos locais atingidos e a recuperação de estradas, bueiros e pontes. A reunião, que será técnica, e vai se estender até que todos os esclarecimentos tenham sido feitos. O secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, técnicos do ministério e representantes da Caixa Econômica Federal participam do encontro.
Veja a lista de municípios com Decreto de Situação de Emergência:
Agudo
Barra do Quaraí
Boqueirão do Leão
Cândido Godói
Entre Ijuís
Floriano Peixoto
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Itaqui
Ibirubá
Jaguari
Liberato Salzano
Manoel Viana
Mato Queimado
Não-Me-Toque
Nonoai
Passa-Sete
Progresso
Quaraí
Quinze de Novembro
Roque Gonzales
Santana do Livramento
Santo Ângelo
Santo Cristo
São Borja
São Miguel das Missões
Sete de Setembro
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Tunas
Uruguaiana
Vitória das Missões