Chegam a 32 os municípios em emergência por conta de chuvas no RS

* Com informações da Agência Brasil



Chega a 32 o número de municípios com decretos de Situação de Emergência emitidos no Rio Grande do Sul, em decorrência das chuvas de dezembro. Só Liberato Salzano teve, até agora, o pedido homologado pela Defesa Civil estadual. O número de famílias atingidas cai, mas de forma ainda lenta, conforme diminuem os níveis dos rios. Quase 1,4 mil seguem fora de casa, para um total de 2,8 mil atingidas, em 43 cidades.



Os prefeitos das cidades atingidas pelas cheias, no Rio Grande do Sul, vão se encontrar com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na próxima quarta-feira, em Uruguaiana (RS). As chuvas começaram na segunda quinzena de dezembro e atingiram, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/RS), 43 municípios e 2.841 famílias.



Os municípios serão orientados sobre os procedimentos necessários para obter apoio do governo federal, incluindo a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o acesso aos recursos federais e o remanejamento de famílias para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.



A assessoria do ministério informou que será discutida a limpeza dos locais atingidos e a recuperação de estradas, bueiros e pontes. A reunião, que será técnica, e vai se estender até que todos os esclarecimentos tenham sido feitos. O secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, técnicos do ministério e representantes da Caixa Econômica Federal participam do encontro.



Veja a lista de municípios com Decreto de Situação de Emergência: 



Agudo

Barra do Quaraí

Boqueirão do Leão

Cândido Godói

Entre Ijuís

Floriano Peixoto

Gramado dos Loureiros

Guarani das Missões

Itaqui

Ibirubá

Jaguari

Liberato Salzano

Manoel Viana

Mato Queimado

Não-Me-Toque

Nonoai

Passa-Sete

Progresso

Quaraí

Quinze de Novembro

Roque Gonzales

Santana do Livramento

Santo Ângelo

Santo Cristo

São Borja

São Miguel das Missões

Sete de Setembro

Três Palmeiras

Trindade do Sul

Tunas

Uruguaiana

Vitória das Missões

voltar
© Copyright 2019