Subiu para 95 o número de cidades afetadas pelas chuvas desde a semana passada no Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil estadual no final de tarde desta quinta-feira (15). As cidades mais atingidas são Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Nova Santa Rita e São Jerônimo.
Segundo o levantamento, são mais de 31 mil residências que tiveram estragos, como alagamentos ou destelhamentos, e 130 mil pessoas afetadas. No total, 1.410 pessoas seguem em abrigos e outras 2,3 mil estão desalojadas.
Pedido de apoio à União
O governo do Estado solicitou à União o envio de mais 16 mil kits de alimentação, higiene, limpeza e dormitório para auxiliar os afetados pela chuva. Representantes do Ministério da Integração Nacional prometeram enviar a ajuda, que tem custo de R$ 1,2 milhão, até o próximo sábado.
Para avaliar o cenário, está previsto um sobrevoo de autoridades em parte das áreas atingidas pela chuva. O Piratini estima que sejam necessários ao menos R$ 10 milhões para reparos em pontes e rodovias estaduais que sofreram estragos.
voltar