Chuvas no RS: sobe para 12 o nº de cidades em situação de emergência

O número de municípios em situação de emergência devido às chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 12. Conforme novo balanço da Defesa Civil gaúcha, Boqueirão do Leão Dom Pedrito também contabilizaram os danos e fizeram o decreto nesta segunda-feira (29).

Até a manhã de hoje, eram 10 cidades com decreto: Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela, Cristal, Sertão, São Jerônimo e Panambi.

A situação de emergência precisa ser homologada pelo Estado e pela União para que as cidades recebam recursos. Por enquanto, o Estado apenas presta auxílio com envio de lonas, alimentos e roupas.

O novo balanço mantém o número de 56 municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias, mas aponta aumento no número de pessoas fora de casa. O aumento é de 236 para 308 – agora, são 239 famílias desalojadas (em casas de parentes ou amigos) e 69 desabrigadas.

Os dados, no entanto, são conflitantes com os dados da Defesa Civil de alguns municípios. É o caso de São Sebastião do Caí, onde a prefeitura informa que 100 famílias estão fora de casa, enquanto a Defesa Civil do RS aponta 35.

Previsão de chuva

A previsão de chuva na madrugada de terça para quarta-feira (31) adia o retorno de famílias que estão fora de casa no Rio Grande do Sul. As unidades da Defesa Civil estão mantendo os moradores em abrigos ou casas de familiares para que eles não sejam removidos de casa novamente, caso a previsão se confirme.

Quem puder pode doar agasalhos, colchões, fraldas (inclusive geriátricas) e alimentos não perecíveis. Em Porto Alegre, a Central de Doações fica na Av. Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas. Também há unidades de recolhimento no interior. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone (51) 3288.6781.

GAÚCHA

 
voltar
© Copyright 2019