Cidade do Noroeste confirma primeiro caso de dengue autóctone

A Secretaria de Saúde do município de Santo Cristo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, confirmou na manhã desta sexta-feira (22) o primeiro caso de dengue autóctone na região. O caso ainda é de 2015, mas a confirmação do resultado do exame saiu neste começo de 2016.

A pessoa é moradora da cidade e, embora tenha passado por outros municípios do estado, não há registro de infestação naquelas cidades. Por isso, a prefeitura confirma que a doença foi contraída em Santo Cristo.

Outro caso, mas importado, também foi confirmado nesta sexta-feira na cidade. Antes mesmo das confirmações, o trabalho de pulverização e força-tarefa para eliminar os focos do mosquito já estavam sendo feitos por cerca de 25 pessoas.

Agora, já foi acertada a ajuda do Exército no combate ao mosquito, além da aplicação de multa para quem deixa água parada. Com um índice de infestação de 10.1, medido no último levantamento, e que é considerado altíssimo, com risco de surto da doença, a cidade está em alerta.

Casos no estado

Segundo dados apresentado pelo secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, o levantamento das duas primeiras semanas de 2016 mostrou que foram notificados 108 casos suspeitos de dengue no estado, sendo um caso confirmado e contraído fora do Rio Grande do Sul no período. Os números seriam atualizados ainda nesta sexta-feira (22).

No mesmo período do ano passado, foram registradas 54 notificações de suspeita de dengue em solo gaúcho.

 
voltar
© Copyright 2019