O município de Coqueiro Baixo, a cerca de 165 quilômetros de Porto Alegre, possui 1.300 eleitores. Destes, 260 têm mais de 70 anos e, por lei, possui o direito a voto facultativo. No entanto, isso não faz com que eles abram mão de exercer a cidadania nas urnas, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (assista acima no vídeo).
Coqueiro Baixo é a cidade que tem o maior número de eleitores idosos por habitantes em todo o Brasil. Lá, uma em cada cinco pessoas não é mais obrigada a comparecer nas eleições.
O casal Maria e Gentil Biondo, ambos de 79 anos, moram ao lado da prefeitura e da câmara de vereadores. Eles contam que não abrem mão do direito de votar e que acompanham de perto o trabalho dos vizinhos políticos."Eu me sinto tão bem em votar para vereador e para prefeito”, conta Maria. "Eu vou fazer a minha parte. Depois, quero ver se os outros vão fazer a parte deles", desafia Gentil.
A aposentada Maria Campiol é outra moradora que já tem compromisso marcado no próximo dia 2 de outubro. Ela tem 82 anos e votou em todas as eleições municipais que aconteceram em Coqueiro Baixo até hoje. "Eu sei que não é mais obrigado. Mas, enquanto eu puder ir, eu vou", diz.
Ela também aproveita para dar o exemplo para família. A filha diz que aprendeu com mãe o que significa votar com responsabilidade. "Se tu não votar, como tu vai cobrar de um político se ele tá fazendo um bom trabalho na saúde, na educação, se tu também não faz a tua parte votando?", questiona Rosemeri Campiol.
Dos 1.300 eleitores de Coqueiro Baixo, 19,6% tem 70 anos ou mais. Outras três cidades gaúchas compõem o ranking nacional com maior percentual de eleitores idosos: Santa Tereza, com 16,8%, Coronel Pilar, com 16,6%, e Silveira Martins, com 16,3%.
Com tanta disposição e experiências, os moradores do município gaúcho inspiram os mais jovens a decidir o futuro da cidade e também do país. "Se eu durar 200 anos e puder chegar na urna, eu vou votar", garante Moacir João Caumo, de 75 anos.
voltar