Mesmo com um futebol de melhor qualidade e um estilo de jogo diferenciado, o Grêmio ficou no 1 a 1 com o Goiás, no estádio Serra Dourada. O aniversariante Giualiano marcou o gol do tricolor e viu Rodrigo empatar o jogo em um lance de muita polêmica com a arbitragem.
Em sua estreia como treinador do Grêmio, Roger colocou o Grêmio no ataque, pressionando o time da casa e conseguindo o primeiro escanteio em lance de perigo com Walace, que chutou de longe para defesa de Renan, que espalmou para linha de fundo. Giuliano mostrou disposição ao buscar jogadas laterais e utilizar os amplos espaços do gramado do Serra Dourada.
Os primeiros minutos foi de total intensidade do Tricolor, ao buscar jogadas, jogar para frente e empurrar o time do Goias para o seu campo. Mamute trabalhou pela direita e incomodou os marcadores. Luan, um pouco mais centralizado, fez giros e invertia o jogo para o Grêmio.
Com 13 minutos da etapa inicial, o goleiro Renan já mostrava que o jogo seria de muito trabalho em sua meta. Pedro Rocha se livrou da marcação, fez o arremate e viu o goleiro do Goiás fazer outra boa defesa.
Um lance que gerou polêmica ocorreu aos 20 minutos, Mamute trombou como marcador ao entrar na área, mas foi marcada falta do atacante gremista, o que irritou muito os jogadores do Grêmio. Para o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, o árbitro errou: "Marcar falta do Mamute é inversão total".
Aos 30 minutos, Giuliano encontrou Mamute, mas ele perdeu um gol na cara do goleiro Renan. O atacante recebeu dentro da área, sem marcação e chutou sobre o gol, desperdiçando a melhor oportunidade do jogo.
A pressão feita pela equipe de Roger deu o resultado com 35 minutos do primeiro tempo. Galhardo entrou na área, passou pela marcação, deixou o goleiro Renan no chão, mas perdeu o controle da bola, diferente de Giuliano, que aproveitou e mandou para o fundo das redes abrindo o placar no Serra Dourada.
Na saída para o intervalo, Giuliano valorizou o empenho do sistema defensivo: "Acreditei que a bola poderia sobrar para mim. Mérito do futebol coletivo", disse Giuliano, o aniversariante do dia, que marcou o único gol do primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, Roger Machado manteve o mesmo time que elaborou as melhores jogadas até o momento. O Goiás fez uma modificação, colocando Robert no lugar de Patrick.
O time da casa voltou para etapa final com disposição para empatar a partida e melhorou seu toque de bola e procura por jogadas mais agudas. A zaga do Grêmio precisou trabalhar bastante a marcação nos primeiros minutos e chegou a assustar Rhodolfo.
A pressão do time da casa resultou em gol aos 7 minutos, mas em outro lance polêmico. Os jogadores do Grêmio reclamaram uma falta em Marcelo, que saiu para afastar e acabou trombando com Wesley. A bola sobrou para Rodrigo, que empatou a partida em 1 a 1.
"Wesley não tinha nenhuma chance de disputar a bola e cometeu a falta em Marcelo", disse Diori Vasconcelos.
Além de levar o gol de empate, o Grêmio viu seu goleiro levar cartão amarelo por reclamação. A arbitragem de Anderson Daronco comprometeu muito a atuação do tricolor e deixou os jogadores e comissão técnica muito irritados dentro e fora do gramado.
A primeira substituição no time do Grêmio ocorreu aos 15 minutos do segundo tempo, com a entrada de Everton no lugar de pedro Rocha. Na jogada anterior ao lance substituição do tricolor, Wesley disputou uma bola com Geromel e ficou reclamando de um escanteio para o Goiás, que Daronco marcou como tiro de meta. Após muita reclamação, o Wesley levou cartão amarelo.
Aos 25 minutos, Marcelo Oliveira fez uma das jogadas mais trabalhadas pelo tricolor durante a partida, carregando a marcação para o meio e abrindo a jogada com Mamute. O atacante do Grêmio entrou na área e mandou uma bomba na trave. Esse tipo de jogada continuou sendo explorada e deu trabalho para defesa do Goiás.
Roger Machado promoveu mais duas alterações na parte final do segundo tempo. Com 36 minutos, Braian entrou no lugar de Mamute e dois minutos depois, Fellipe Bastos substituiu Galhardo.
Nitidamente, o time do Sul apresentou um futebol melhor, com mais proposta de jogo e com outra cara. As jogadas ofensivas e chutes de fora da área assustaram o goleiro Renan.
Com o empate, o Grêmio ficou com 5 pontos e tem seu próximo desafio no dia 3 de junho (quarta), contra o Corinthians, às 22h na Arena.
Ficha técnica:
Goiás: Renan; Everton, Felipe Macedo (depois Fred), Alex Alves e Rafael Forster; Péricles, Rodrigo, Patrick (depois Robert) e Felipe Menezes; Erik (depois Ruan) e Wesley.
Grêmio: Marcelo Grohe, Galhardo (depois Fellipe Bastos), Geromel, Rhodolfo e M Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Luan e Pedro Rocha (depois Everton); Yuri Mamute (depois Braian)
Arbitragem: Anderson Daronco, Cristhian Passos Sorence e Rafael da Silva Alves
voltar