Combate ao mosquito Aedes Aegypti foi debatido em Catuipe

Administração Municipal recebeu a visita da equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado – CEVS e de integrantes da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde de Ijuí.

O encontro serviu para fazer uma avaliação das ações que foram e continuam sendo desenvolvidas em Catuípe em relação ao combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e ZiKa Vírus.

Durante a reunião foi apresentado o trabalho desenvolvido ao longo dos meses no município, como formação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes, diversas reuniões, campanhas de recolhimento de lixo e de conscientização nas escolas com a realização também de gincanas educativas; dia “D” de combate ao mosquito que contou com a participação do Exército em várias atividades como visitas nas residências, entrega de panfletos, colocação de banners em locais públicos e plantio e distribuição de sementes de crotalária – planta que auxilia no combate ao Aedes, entre outros.

Para a prefeita Ivete Maria Kessler Burmann o mais importante é que cada cidadão continue engajado na luta pela erradicação dos focos do mosquito. “É preciso que todos contribuam na luta contra a erradicação dos focos de mosquito, através de cuidados no dia a dia, como evitar lixo que acumule água, principalmente aquele que pode servir para o desenvolvimento das larvas do Aedes. “O Programa de Combate ao mosquito em Catuípe visa trabalhar sempre a prevenção, buscando a saúde e o bem estar da comunidade, e uma cidade sem mosquito”, destacou a prefeita.

O trabalho realizado pelos Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Comitê de Combate a Dengue continuam em plena atividade. Ainda, principalmente em relação aos sintomas da Dengue, segundo a secretaria de Saúde, ao perceber febre alta, dores no corpo, no globo ocular e na cabeça, o paciente deve procurar de imediato uma Unidade de Saúde.

voltar
© Copyright 2019