Em meio à pandemia, o Rio Grande do Sul teve os primeiros vacinados contra a Covid-19. Cinco pessoas receberam a vacina, ao mesmo tempo, na noite desta segunda-feira (18), em cerimônia realizada no Hospital de Clinicas de Porto Alegre.
Os cinco escolhidos para tomarem a vacina pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações. Veja abaixo quem são eles.
“Hoje o momento é de agradecimento, é de esperança, é de entender que esse é um novo passo, um novo momento nessa pandemia, um momento em que as equipes estão muito cansadas, muito exaustas, e vem uma injeção emblematicamente de esperança”, afirmou o governador do RS, Eduardo Leite, na cerimônia.
A imunização simbólica aconteceu mais tarde do que o previsto por causa de uma série de atrasos na decolagem do avião que traria as doses da CoronaVac. [Saiba mais abaixo].
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, não escondeu a emoção.
“É um dia que vai ficar marcado profundamente no nosso coração. Eu não pensei que iria viver esse dia, governador”, relata.
A partir desta terça (19), os 497 municípios recebem as doses correspondentes e iniciam a vacinação.
As doses da CoronaVac chegaram em Porto Alegre às 22h11, após atraso do voo que saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A carga, que foi fracionada, veio em dois aviões. A segunda aeronave pousou por volta das 23h15.
“Essa é a redenção para o coronavírus. A vacina é o verdadeiro caminho para que possamos proteger as pessoas, e com a pessoas protegidas, retomarmos nossa econômica, nossos encontros, abraços”, disse Leite após a chegada das doses.
O RS recebeu 341,8 mil doses do imunizante, produzido pelo Instituto Butantã em parceria com a empresa Sinovac, que serão enviados para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde.
A previsão inicial era de que o voo saísse de Guarulhos às 16h. Após a confirmação do atraso, a estimativa informada pelo governo era de 18h. Porém, o voo da Azul saiu somente após as 20h.