Condor decreta estado de calamidade publica em razão do aumento de caso de coronavirus

O prefeito municipal de Condor decretou na ultima sexta-feira(15), estado de calamidade pública no município. O decreto 031/2020, foi assinado em razão do aumento de casos na cidade. Novas medidas foram determinadas como, crianças menores de 12 anos, não podem ingressar em estabelecimentos do município, além de duas pessoas da mesma família, poderão entrar por vez em espaços públicos e comerciais.

Com o registro através de secretária municipal de saúde , de mais um caso de Covid-19, de um funcionário público do hospital(Sociedade Hospital Beneficente de Condor), e realização de mais teste, foram identificados mais dois casos positivos no município, totalizando 7 casos confirmados, a maioria do grupo dos assintomáticos, que não apresentaram sintomas. Para combater o contágio, na noite de sexta-feira(15), iniciou a desinfecção de ruas.

De acordo com a assessoria da prefeitura, neste momento a higienização foi priorizada nos arredores do hospital e posto de saúde, onde há maior concentração de pessoas vulneráveis. Além de mercados, bancos e paradas de ônibus, também estão sendo sanitizados alguns pontos específicos onde se percebe um número maior de aglomerações durante o dia.

A iniciativa da prefeitura, busca frear a contaminação. Esta ação deve ocorrer em mais locais da cidade, inclusive em ruas com maior aglomeração de pessoas.

De acordo com a Secretaria de Obras, o produto utilizado na desinfecção é uma concentração de hipoclorito de cálcio, da classe dos desinfetantes, que age na eliminação do vírus em superfícies como paredes, ruas, entre outras. O produto não agride materiais como latas, plásticos e vidros e também não é prejudicial para a saúde da comunidade. A ação vai ser realizada durante os próximos 10 dias, entre 19h e 21h da noite, conforme a evolução do cenário de contaminação.

Esta medida é capaz de eliminar o vírus nas superfícies onde é aplicado, porém é necessário que a população siga praticando o autocuidado, como o uso de máscara e álcool em gel.

Fonte: PM Condor

Redação: 100.3 FM

voltar
© Copyright 2019