Conferência Municipal de Saúde apresenta propostas para melhorias na saúde pública.

No dia 28 de março aconteceu em Catuípe a VI Conferência Municipal de Saúde, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde foram eleitos os membros que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde, reforçando as diretrizes que servirão para o Sistema Único de Saúde (SUS), nos próximos quatro anos no município.

 

A Conferência deste ano teve como Tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Expressivo número de pessoas ligadas à saúde pública e representantes de vários segmentos sociais, bem como comunidade usuária do Sistema Único de Saúde propiciaram um espaço de debates, consolidando assim a legitimidade do processo democrático como dispositivo fundamental para a construção de políticas sustentadas pela participação popular.

 

O tema foi amplamente explanado pelo Dr. Terêncio Tonetto, médico do ESF (Estratégia Saúde da Família) tendo conhecimento da realidade local. Também é importante frisar, que foram utilizadas experiências da Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe e também o espaço disponibilizado para opiniões acerca das propostas com as pessoas da comunidade presentes no evento.

 

O Prefeito Municipal de Catuípe, Joelson Antônio Baroni lembrou que a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde já vem fazendo ações que resultaram em melhorias para a população, e ressalta que a conferência vem em boa hora para ouvir e debater aspectos necessários da saúde, e que a gestão está atenta e disposta a melhorar cada vez mais.

 

As propostas discutidas na Conferência Municipal de Saúde farão parte dos debates que ocorrerão na Conferência Estadual de Saúde, programada para ser realizada em maio deste ano e posteriormente serão deliberadas na Conferência Nacional que ocorrerá em agosto em Brasília.

 

Os Delegados eleitos na Conferência conforme os segmentos, representando os usuários: Loliva Piccinin e Lúcia Malaquias bem como seus suplentes são Adroaldo Reder e Marilei Forgiarini. Já como parte da gestão, ficou definido como Delegado Joabel Zimmermann e como suplente Claudia Nunes. Dos profissionais de saúde que prestam atendimento aos pacientes, foi eleito o Dr. Terêncio Tonetto e como suplente Alessandra Bueno.

 

Participaram ainda do encontro o Vice-Prefeito, Gladimir Militz Wey, Secretário de Saúde, Vilmar Fucilini, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Felipe Dambros, representando a 17ª Coordenadoria de Saúde de Ijuí, Tânia Dallepiane e o Presidente da Câmara de Vereadores, Joabel Zimmermann, entidades locais e comunidade em geral.

 

A proposta da conferência foi destacar a importância de se promover discussões amplas e qualificadas com cidadãos e cidadãs sobre os rumos da saúde, defender os princípios e diretrizes constitucionais deste direito, e fortalecer o papel protagonista da população na construção do Plano Municipal de Saúde e a importância da qualificação da gestão por meio da participação da comunidade.

voltar
© Copyright 2019