O secretário municipal de saúde, Márcio Strassburger, expressou sua preocupação com a circulação do sorotipo 3 da dengue em Ijuí, uma variante da doença que é mais grave e pode levar à internação devido aos seus sintomas severos. Ele informou que, no último final de semana, foram realizados trabalhos de bloqueio químico com a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto.
Nesta segunda-feira, as equipes de agentes de combate a endemias e agentes de saúde estão concentradas em atividades de tratamento mecânico, eliminando tudo que possa servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O secretário destacou que, apesar da instabilidade climática, os serviços de combate à dengue devem continuar nos próximos dias.
Os bairros com maior índice de casos em análise são São Geraldo, Elisabete Industrial e Getúlio Vargas. Até agora, Ijuí registrou 34 casos confirmados da doença, sendo que o mais preocupante é a dengue tipo três, devido aos sintomas mais agravados.
Márcio Strassburger reforçou a importância da colaboração da comunidade na eliminação de locais que possam servir como criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ele enfatizou que todos devem se unir na luta contra a proliferação desses mosquitos, eliminando recipientes e espaços que possam acumular água. A conscientização e o engajamento da população são fundamentais para vencer essa batalha pela saúde pública.
voltar