Confirmados mais dois casos de dengue contraídos dentro do RS

O número de casos da dengue aumentou no Rio Grande do Sul. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), já são 26 os pacientes infectados pelo vírus em 2015. O número de casos autóctones também subiu para três com a confirmação de dois novos casos.

Segundo o CEVS, os novos casos de transmissão da doença dentro do estado foram registrados no município de Caibaté, no Noroeste do estado. Outro causo autóctone foi registrado em Porto Alegre, em fevereiro. Os outros 26 casos são importados, isto é, contraídos fora do estado.



A capital gaúcha tem 10 casos de dengue até está em estado de alerta contra o mosquito transmissor. No bairro Sarandi, na Zona Norte da capital, a costureira Marília Rocha Chaves guarda os mosquitos que encontra pela casa. Ele quer confirmar se o Aedes aegypti está rondando o pátio e até já pediu análise dos insetos. “Eu tenho muito medo. Eu fui obrigada a usar repelente, veneno pra mosquito”, conta ela.

A costureira já ligou algumas vezes pedindo a visita da Vigilância Sanitária. No dia 7 de fevereiro, ela recebeu uma carta da prefeitura dizendo que as visitas respeitam um cronograma de prioridades nos bairros onde tem a maior infestação do mosquito. “Quando a gente chama e tem como provar, eu acho que eles deveriam dar mais atenção”, diz Marília. 

Segundo a coordenadoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, a vistoria no bairro Sarandi vai ser realizada entre 18 e 27 de março. Segundo a prefeitura, o sistema de monitoramento da prefeitura indica, nas últimas semanas, que a cidade tem um alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença.

voltar
© Copyright 2019