O Conselho de Ética do Senado deve votar nesta terça-feira (3) o relatório do processo de cassação de Delcídio Amaral (Sem partido-MS). A votação foi agendada depois que Delcídio faltou, pela quarta vez, a sessão do colegiadoprevista para ouvir o seu depoimento. O senador está de licença médica.
O relator, Telmário Mota (PDT-RR), encerrou a fase de produção de provas após a ausência de Delcídio e deu prazo de três dias para apresentação de alegações finais. O prazo encerrou na sexta-feira (29).
Se o Conselho de Ética aprovar a cassação de Delcídio do Amaral, o relatório vai ser encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). A comissão terá o prazo de cinco sessões ordinárias para verificar os aspectos constitucional, legal e jurídico da representação. Caso aprovado na CCJ, o pedido de cassação de Delcídio seguirá para Plenário.
Delcídio Amaral ficou preso por quase três meses, suspeito de obstrução nas investigações da Operação Lava Jato. Nesta segunda-feira (2), o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar ao senador, que queria anular o processo que responde no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar.
voltar