Dois casos de dengue foram registrados em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ambos os pacientes contraíram a doença fora do estado, em viagens a Goiás e Mato Grosso. O município aguarda exames de outras duas pessoas com suspeita da doença.
As duas pessoas diagnosticadas com a doença receberam tratamento e estão em casa. Já os casos que aguardam a confirmação seriam autóctones, pois teriam contraído o vírus em Cruz Alta. Um destes pacientes é uma criança que está em observação na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade gaúcha.
Conforme dados atualizados nesta quarta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza quatro casos de dengue, sendo um deles em Cruz Alta. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, informações divulgadas pelas prefeituras são mais atualizadas que a contagem estadual, e possivelmente na próxima atualização será registrado o segundo caso na cidade gaúcha. Levando em conta estes dados, seriam pelo menos cinco pessoas com a doença no estado.A Vigilância em Saúde montou uma barreira em um raio de 300 metros para verificar possíveis focos do mosquito transmissor, o aedes aegypti. No ano passado, Cruz Alta não teve casos de dengue confirmados.
Os outros dois casos de dengue registrados pela secretaria foram confirmados em Porto Alegre, e um terceiro, em Rio Grande. Os três são importados, quando o contágio ocorre fora do estado. Ao todo, segundo o órgão, foram notificados 111 casos suspeitos da doença.
voltar