O prefeito de Ijuí e presidente da Amuplam, Fioravante Ballin, iniciou o encontro falando sobre a importância do desenvolvimento regional para que o Noroeste possa ter um novo olhar e novas propostas.
Ballin disse ainda que este encontro deve ser balizador e que a Amuplam vai monitorar e acompanhar as propostas que serão enviadas ao Estado e à União.
"Temos que buscarmos recursos para melhorar o noso aeroporto de Ijuí. Mas nós aqui decidimos optar pelo apoio a Santo Ângelo, para o investimento do Aeroporto Sepé Tiaraju, que vai dar mais mobilidade a todas as cidades da região", disse o prefeito Ballin.
O prefeito disse ainda que o aeroporto de Ijuí não vai disboniblizar voos domésticos em breve e, por isso, o apoio é dado para a Capital das Missões.
Segundo o reitor da Unijuí, Martinho Kelm, foi realizado uma série de reuniões com as entidades que representam a sociedade e que elencaram as necessidades regionais.
"Nós não queremos discutir as dificuldades do Estado, mas queremos ver um Estado em desenvolvimento. Essa região é uma das que mais criou alternatvias para desenviment, mesmo com todas dificuldades que encontramos", disse Kelm.
De acordo com Kelm a região se destaca nas áreas agrícolas, de educação e saúde.
"Há uma decisão política onde foi escolhido o aeroporto de Santo Ângelo para ser o aeroporto regional. Agora precisamos de investimento para fazer isso", enfatizou Kelm.
Também foi solicitado ao secretários de obras do RS, Pedro Westphalen, a manutenção das rodovias estaduais que estão em péssimas condições de trafegabilidade.
Conforme Martinho, Unicruz, Uri, Setren, Faor, Fema e Unijuí estão montando uma rede de tecnologia no noroeste do estado.
Todos os projetos apresentados na reunião foram deixados com os secretários de estado.
Após o encontro e a apresentação das propostas de desenvimento, foi realizado uma plenária com o público presente, que lotou o auditório da ACI.
Fonte: IJUHY.COM
voltar