Com o mau tempo deste domingo (19), principalmente na região da Campanha, o número de pessoas afetadas pela chuvados últimos dias no Rio Grande do Sulpassou de 12 mil para 25 mil. Bagé eHulha Negra, no sul do Estado, registraram mais de 120 milímetros de chuva, causando o maior impacto para o número atualizado pela Defesa Civil.
Conforme o Coronel Milton César Leite, responsável pela Defesa Civil de Bagé, a chuva durou cerca de nove horas, entre a madrugada e a manhã. O Arroio Bagé, que atravessa a área urbana do município, transbordou e casas ficaram alagadas. Os números de residências invadidas pela água e de pessoas afetadas estão sendo atualizados e não houve necessidade de ocupar o ginásio preparado pela prefeitura porque os moradores buscaram auxílio em casas de amigos e familiares. Hulha Negra sofre consequências do transbordamento da Sanga Olaria, que invadiu residências.
A Defesa Civil Estadual mantém o alerta de risco de chuva para 23 munícipios, principalmente da metade norte do Estado. Esteio e Rolante já decretaram situação de emergência e as prefeituras de 18 municípios analisam os prejuízos para fazer o decreto. São 1.672 pessoas em abrigos e 62 municípios afetados.
Esteio, Montenegro, Rolante e São Sebastião do Caí receberam kits dormitório e de higiene. Municípios reclamam da demora no recebimento, mas a Defesa Civil Estadual reforça que o envio ocorre apenas após o decreto ser reconhecido.
Uma reunião está marcada para essa segunda-feira entre representantes dos municípios que pretendem confirmar o decreto e técnicos do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é esclarecer sobre os critérios de análise e orientar sobre o encaminhamento a documentação.
voltar